Em um mundo cada vez mais conectado, a jornada do cliente se tornou um componente crítico para o sucesso das empresas. A capacidade de oferecer um atendimento personalizado e eficiente pode ser o diferencial que transforma um consumidor indeciso em um defensor da marca. Neste contexto, plataformas como o WhatsApp emergem como ferramentas poderosas para fortalecer laços entre empresas e consumidores.
O estudo “Mega Sales Day – Dia do Consumidor”, realizado pela Nodud da Offerwise, por encomenda da Meta, destaca essa tendência entre os brasileiros. Os dados são reveladores: 60% dos entrevistados acreditam que fazer compras pelo WhatsApp torna a vida mais cômoda, enquanto 55% gostariam de receber notícias e novidades de compras por este meio. Além disso, 54% utilizam o aplicativo para interagir com empresas, e 53% desejam realizar todas as suas compras através de aplicativos de mensagem.
Esses números não apenas demonstram a crescente preferência dos consumidores pelo WhatsApp como canal de compra e de atendimento e relacionamento, mas também sublinham a importância de uma plataforma integrada com WhatsApp Business API, ou simplesmente a API oficial, para atender uma quantidade maior de clientes adequadamente. Soluções omnichannel permitem que as empresas integrem seus sistemas de forma segura e eficaz, garantindo uma experiência de usuário contínua e confiável. Além disso, as empresas podem automatizar respostas, personalizar comunicações e escalar o atendimento sem comprometer a qualidade.
A API do WhatsApp, por exemplo, oferece recursos que vão além do simples envio de mensagens. Com ela é possível ter maior segurança no contato ativo, redução no risco de banimento do número, integração de campanhas pagas no Facebook e/ou Instagram com o WhatsApp de forma mais segura e analítica, possibilidade do selo de verificação – aquele selo verdinho – confirmando com qual empresa o cliente está falando, dando ainda uma maior credibilidade a empresa.
Com a contratação de uma plataforma com API é possível a criação de chatbots inteligentes, o envio de notificações proativas e a realização de transações seguras. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também enriquece a experiência do cliente, proporcionando conveniência e rapidez desde o primeiro contato até a conclusão da venda.
Entre as dezenas de empresas no Brasil que oferecem esta solução, nos últimos meses tenho estudado e me aprofundado em conhecer os benefícios da Fortics, empresa liderada por Francisco Pinheiro Neto.
Investir na jornada do cliente pelo WhatsApp não é apenas uma questão de seguir uma tendência, mas sim uma estratégia inteligente para empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo. A solução omnichannel integrada a API oficial do WhatsApp é uma ponte valiosa entre empresas e consumidores, uma ferramenta que transforma a comunicação em conversão e satisfação.
Ao longo destes sete anos que me dedico ao estudo da comunicação pelo WhatsApp (desde 2016), tanto na versão Messenger, como Business, entro em 2024 em uma nova fase de desvendar e descobrir o potencial da versão com API oficial. De tempos em tempos irei compartilhar insights e reflexões sobre o quanto elas podem ser úteis e atrativas para empresas e empreendedores brasileiros, que ainda só usam a versão gratuita.
Sobre o autor:
Francisco O. Pinheiro Neto é CEO (Chief Executive Office) da Fortics, empreendedor na área de ciência da computação, com ênfase em TIC. Foi sócio da Brasil Informática, empresa especializada no desenvolvimento de soluções ERP, onde atuou como diretor de Desenvolvimento de Software. Foi sócio, fundador e CEO da BRconnection (atualmente Blockbit), empresa especializada no desenvolvimento de soluções para segurança da informação que otimizam o uso da Internet em ambientes corporativos. Atua há mais de 35 anos em tecnologia da informação e comunicação. Possui formação em Análise e Desenvolvimento de software pela FIAP e especialização em Marketing pela ESPM. Atualmente, como sócio-fundador e CEO da Fortics, empresa especializada no desenvolvimento de plataformas de atendimento ao cliente (voz, mensageria, automação, humanização e conveniência), está à frente de todo planejamento estratégico da empresa.
Coautor dos livros “O Poder da ConveniêncIA no Atendimento Omnichannel” e “Experiências que Deixam Marcas – Volumes 2 e 3”.