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Tendências para 2022: Por que você e sua empresa precisam estar atentos 

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O comportamento humano é a principal bússola para identificar o rumo das tendências de mercado. À medida que novos hábitos surgem, o modo de consumir também é impactado.

Esse assunto é bastante comum entre os profissionais envolvidos na liderança dos negócios. Mas surge no momento atual com ainda mais urgência. Afinal, o que esperar para o mercado em 2022 e nos anos subsequentes?

 

Tendência para 2022: como ficam os negócios em um mundo pós-pandemia?

Saber o que será tendência nos anos seguintes é um anseio muito pertinente. Afinal, antecipar o que estará em alta é um dos elementos cruciais para as empresas que desejam se manter no mercado. Mas, saiba que essa não deve ser a preocupação inicial para inovar.

Se a pandemia nos deixou uma lição, esse aprendizado é que não adianta focar em prognósticos para os próximos anos. Quantas não foram as tendências indicadas no final de 2019 que nunca se concretizaram devido ao elemento surpresa “Covid-19”?

O olhar para as tendências deve ser diferenciado por conta desse aprendizado. Conhecer os principais movimentos da sociedade, da tecnologia, do mercado etc., nos torna mais preparados para as mudanças que, inevitavelmente, acontecerão, principalmente quando falamos de capacidade de adaptação.

Por isso, você precisa participar da palestra online especial que iremos realizar no dia 19/1 (quarta-feira), a partir das 15:00, com Arthur Igreja, que irá nos apresentar o tema “Mega Tendências 2022: Tecnologias & Negócios com foco na Hiper ConveniêncIA”. Clique no botão abaixo e faça a sua inscrição!

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Convidamos Arthur Igreja, TEDx Speaker, Especialista em Inovação e Conselheiro da Fortics para falar sobre o tema “Mega tendências 2022: Tecnologias & Negócios com foco na Hiper ConveniêncIA

Sobrevive quem se adapta mais rápido

Então, o que podemos dizer a respeito das tendências para 2022 é que a única tendência que não vai mudar é a necessidade de se adaptar rapidamente ao que acontece em nosso entorno.

Claro que diante do momento em que estamos, um período em que as atividades começam a voltar, já é possível antever algumas coisas. No entanto, muito disso tem mais a ver com os resultados de dois anos de pandemia do que com uma tentativa de descobrir novos comportamentos.

Mas, confirmando que não teremos novamente um movimento linear, esse possível retorno das atividades acontece em meio a um novo crescimento de contaminação por Covid-19 com a cepa Ômicron, bem como casos crescentes de gripe em todo o Brasil. Olhar para os alertas e interpretar de forma correta os cuidados e ações farão ainda mais parte do nosso dia a dia de agora em diante.

Por essas e inúmeras outras questões as mudanças de hábitos dos consumidores já foram profundamente alteradas e tendem a se consolidar nos próximos anos. Então, além de ser capaz de lidar com as mudanças de forma ágil, as empresas precisam entender como atender as demandas de um novo consumidor e a inconstância da sociedade onde todos nós vivemos. Um consumidor que sai da pandemia muito mais digitalizado e exigente. E uma sociedade que tenta a cada dia lidar com as instabilidades do mundo.

 

O poderoso consumidor

Esse novo cliente entendeu, nos últimos dois anos, que é possível ter atendimentos mais rápidos, eficazes e convenientes.

Então, não basta oferecer produtos e serviços. A experiência é fundamental para os negócios a partir de agora.

Quando falamos em conveniêncIA, estamos nos referindo a uma jornada de compra fluída e contínua. Isso significa entregas rápidas, atendimento omnichannel, uso de Inteligência Artificial para oferecer chatbots intuitivos e redução do esforço do cliente.

 

Fluidez, continuidade e velocidade

Pense que no dia a dia as pessoas transitam entre canais de maneira contínua e sem barreiras. Se elas iniciam um vídeo no YouTube, por exemplo, independentemente do local e aparelho em que conectarem as contas, o vídeo continua de onde parou.

As conversas pessoais migram de um canal para o outro automaticamente. Quem nunca compartilhou um vídeo do Instagram no WhatsApp?

As barreiras entre os canais, redes sociais e plataformas são imperceptíveis. Então, naturalmente, os consumidores buscam a mesma experiência nos atendimentos. Mais do que isso, à medida que algumas empresas começam a atender a essas demandas, os clientes passam a cobrar de outras também.

 

Omnichannel e a “Hiper ConveniêncIA”

O conceito de relacionamento e comunicação omnichannel já é bastante disseminado por nós e por diversas empresas no mercado, seja implantando essa possibilidade para seus clientes, seja oferecendo tecnologia para que ela se torne realidade. Mas, o que estamos falando na verdade é sobre a entrega de conveniência para o cliente e como podemos colocá-lo no centro de todas as ações da empresa.

Implantar essa oferta de conveniência precisa estar na cultura da empresa, ela precisa ser uma orientação para todos os colaboradores da empresa e uma busca de toda a direção. É nesse sentido que surge a “Hiper ConveniêncIA” como orientação para todo o negócio independente do seu tamanho, pois, uma vez entregando conveniência acima de qualquer outra percepção para o consumidor, ele se tornará cada vez mais fiel a sua empresa.

Quer saber mais sobre esse assunto! Então inscreva-se para a palestra online gratuita de Arthur Igreja, no dia 19/1 (quarta-feira), a partir das 15:00, com o tema “Mega Tendências 2022: Tecnologias & Negócios com foco na Hiper ConveniêncIA”. Caso esteja lendo esse artigo depois da data de realização dessa palestra, fique tranquilo(a). Faça a inscrição mesmo assim e receberá o link com a gravação do evento online. Aguardamos você!

 

Sobre o autor:

Hugo Santos é Head de Conteúdo e Educação da Fortics, consultor de negócios, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing e Atendimento desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020. Vencedor do prêmio “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic” com Fortics e Agência ViaNews Hotwire.

Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Foi professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing e no MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal desde 2018.

Desde 2014 ministrou mais de 420 palestras, workshops e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit, Medical Fair, ABRINT e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte.


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