Compartilhe

Relatórios Personalizados & BI: sua gestão de forma independente

Atendendo milhares de clientes nos últimos anos, sempre recebemos pedidos como: “tem um relatório dessa forma?”, “precisamos de um relatório mais específico”, “seu relatório é bom, mas falta uma informação de que precisamos” etc. E, apesar de trabalharmos de forma incansável para atender todas as demandas, sempre ficamos preocupados com pedidos de novos relatórios que ainda careciam de atendimento.  

Isso nos leva a crer que mais que uma tendência, os clientes estão orientados por dados e o termo Data-Driven, muito falado nos últimos tempos, já é uma realidade. 

Pensando nessa situação, nosso time encontrou uma solução incrível para que clientes possam ser atendidos em suas necessidades de relatórios específicos: a integração do Fortics SZ.chat com o Google Data Studio, ferramenta de inteligência de dados do Google.  

Essa solução oferece independência para que os clientes desenvolvam seus relatórios, bem como demonstra a transparência de dados com os quais o Fortics SZ.chat trabalha. Dessa forma, o Fortics SZ.chat oferece vantagens importantes aos usuários, proporcionando gestão de atendimento online cada vez mais eficiente e possibilitando que o cliente desenvolva suas próprias visões de dados.

O que é o Google Data Studio?

O Google Data Studio é uma ferramenta online do Google de BI (Business Intelligence, ou, em bom português, inteligência empresarial) que possibilita que usuários convertam dados em dashboards (painéis personalizados para apresentação de gráficos e dados) e relatórios personalizados. Com ele é possível acessar facilmente ampla variedade de dados. Sendo uma plataforma de desenvolvimento aberta e gratuita, profissionais podem se desenvolver para adotar o Google Data Studio como sua ferramenta de BI.  

Entre as técnicas mais atualizadas de BI está o storytelling de dados. O Google Data Studio segue essa tendência e, por isso, permite que dados sejam transformados em histórias atraentes, com leitura intuitiva. Possibilita a rápida criação de relatórios e dashboards interativos. 

A colaboração é outro diferencial da ferramenta, por permitir que relatórios sejam compartilhados com o time de gestão e que dashboards sejam incluídos em páginas web da sua intranet ou sistema de gestão à vista. 

Treinamentos sobre Google Data Studio são amplamente oferecidos no mercado. Tutoriais do próprio Google ou orientações gratuitas no Youtube são facilmente encontradas. Cursos ministrados por escolas de negócios, com preços acessíveis, também estão disponíveis, confirmando o acesso às possibilidades de uso da ferramenta. 

Existem hoje no mercado diversos parceiros Google que usam esse instrumento para entregar painéis de BI personalizados a seus clientes. Esses parceiros podem ser empresas de consultoria ou mesmo profissionais freelancers de BI. Com isso, a oferta de possiblidades de utilização do Google Data Studio como ferramenta de BI é muito grande. 

Quer saber mais sobre essa importante ferramenta de BI e dar os primeiros passos com ela? Então, clique aqui e acesse.

Como conectar o Fortics SZ.chat ao Google Data Studio 

Os Relatório Personalizados & BI do Fortics SZ.chat, recurso sem nenhum custo adicional, que integra nossa plataforma de atendimento omnichannel ao Google Data Studio de forma simples e objetiva. A única exigência é que você possua uma conta no Gmail, de preferência, em nome da sua empresa. Importante lembrar que o Google Data Studio é uma ferramenta gratuita, propiciando a você e a sua empresa a liberdade para desenvolver relatórios e dashboards internamente ou contratar profissional de mercado para essa tarefa.  

O time de QA (Quality Assurance) da Fortics elaborou um documento completo demonstrando como você e sua empresa podem conectar o SZ.chat ao Google Data Studio. Clicando no botão a seguir você terá acesso a esse documento.  

Se você é nosso cliente, sabe que, além das documentações que oferecemos para uso do Fortics SZ.chat, também poderá contar com nosso time de suporte para prestar as orientações necessárias. Para isso, clique aqui.

O que esperar da conexão entre SZ.chat e Google Data Studio? 

Vamos descrever aqui algumas visões de dados que são possíveis com a integração entre os Relatórios Personalizados & BI do Fortics SZ.chat e o Google Data Studio, mas, como descrevemos desde o início desse artigo, as possibilidades de cruzamento de informações são imensas.  

Dizemos isso porque, além de todas as opções de dados descritas na nossa documentação, ao mesmo tempo, ainda é possível conectar o Google Data Studio a outras bases e, assim, incrementar os dados do SZ.chat com diversas outras informações que sua empresa já apura sobre o atendimento online ou sobre seu relacionamento com clientes, por exemplo. 

Em termos gerais, essa integração permitirá a você e sua empresa criar relatórios e dashboards sobre: 

  • Tempos de atendimento e suas ramificações, como divisão por atendente ou por canal; 
  • Análise de atendimentos realizados e atendimentos perdidos; 
  • Apurar custos de atendimento a partir das informações base de homem x hora; 
  • Fazer buscas de atendimento por palavras-chave presentes nos históricos; 
  • Cruzar informações de cadastro com atendimentos realizados. 

Nesse momento, todos os dados de sessões de atendimento estão disponíveis para a integração de dados entre o SZ.chat e o Google Data Studio. Nosso time continua trabalhando para oferecer outras visões de dados nessa integração, para que os relatórios e dashboards da sua empresa possam ser cada vez mais completos e personalizados. 

Uma questão importante é que essa integração entrega ao Google Data Studio dados a partir do momento da sua conexão. Então, informações de histórico não estarão disponíveis. Somente dados transacionados a partir da conexão, serão utilizados nos Relatórios Personalizados & BI. 

Não sabe por onde começar? Fique tranquilo, a equipe da Fortics também disponibilizou dentro da ferramenta SZ.chat vários templates (modelos de relatórios) que permitem começar a brincadeira visualizando seus dados online, ainda que sem qualquer conhecimento do Data Studio.

Integre o Google Data Studio ao Fortics SZ.chat 

Gostou da novidade e quer iniciar a integração entre o ForticsSZ.chat e o Google Data Studio? Clique aqui para acessar nossa página com informações mais detalhadas e, se precisar de ajuda, fale com o nosso suporte técnico! Eles estão prontos para ajudar você. 

Sobre o autor: 

Hugo Santos é Head de Conteúdo e Educação da Fortics, consultor de negócios, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing e Atendimento desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020. Vencedor do prêmio “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic” com Fortics e Agência ViaNews Hotwire.

Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Foi professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing e no MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal desde 2018.

Desde 2014 ministrou mais de 420 palestras, workshops e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit, Medical Fair, ABRINT e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte.


Compartilhe
Nós ligamos para você!

Nós ligamos para você!

Fale grátis com um especialista, preencha:

Por favor aguarde o contato!