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A força da inteligência artificial para aumentar as vendas

imagem de uma mão segurando celular com a palavra IA
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Imagine um robô digital esperto e independente, capaz de armazenar uma quantidade gigantesca de informações e ainda usar esses dados em seu favor ou de seus próprios colegas de trabalho.  

Pode até parecer uma cena de “Os Jetsons”, desenho animado dos anos 60 que ganhou popularidade por mostrar uma realidade repleta de tecnologia, impensável naquela época.  Mas não. Estamos falando de robôs que já existem e estão por toda parte. Estamos falando de sistemas de inteligência artificial, uma das tecnologias mais avançadas da atualidade e que hoje é muito utilizada para aumentar as vendas. 

Neste texto, vamos falar especificamente como essa tecnologia pode fazer sua área comercial dar um salto de produtividade. 

Nesta página você encontra: 

    O que é inteligência artificial? 

    Podemos defini-la como a ciência capaz de mimetizar as habilidades humanas, formada por algoritmos baseados em estatística. A partir desses dados, as máquinas ou robôs digitais (mais aplicados ao nosso assunto) são capazes de executar tarefas que antes eram realizadas exclusivamente por seres humanos. 

    A capacidade dessa tecnologia é impressionante, tanto que ela é capaz de atuar utilizando características que exigem inteligência humana, como percepção visual, reconhecimento de fala, tradução entre idiomas e até mesmo tomadas de decisão. Portanto, a cena do robô superinteligente e autônomo não é ficção científica: por mais que pareça uma criação de Steven Spielberg, ela já é realidade em muitos negócios. 

    Leia também: Inteligência Artificial: E aí, por onde começar?

    Inseparáveis: inteligência artificial e machine learning 

    Parte dos algoritmos que formam a IA são conhecidos como machine learning (ML), ou seja, aprendizado de máquina. Eles fazem com que o software aprenda com os comportamentos e exemplos anteriores e, assim, melhore seu desempenho de maneira contínua, assemelhando-se cada vez mais ao comportamento humano. Com uma vantagem: são infinitamente mais rápidos, previsíveis e com memória quase ilimitada. 

    Podemos definir o machine learning como um ramo da IA, com base na ideia de que os sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. 

    Para simplificar o entendimento, basta dizer que os robôs são “treinados”, expostos a situações e demandas frequentes. A cada informação recebida e incorporada a sua poderosa memória, ele aprende a lidar com as diferentes circunstâncias da melhor forma, com cada vez mais conhecimento. 

    IA automatizando a força de vendas 

    Sim, esta é uma das vantagens que a IA pode trazer para o seu negócio. Você já parou para pensar quanto tempo você e sua equipe levam, pelos meios convencionais, para investir em novos recursos, habilidades e conhecimentos com foco na experiência do cliente? Já se questionou sobre isso ao realizar o trabalho operacional de transferir todos os números para uma planilha ou fazer a conferência de estoque manualmente?  

    Uma pesquisa efetuada pela McKinsey revela que cerca de 40% do tempo gasto com ações relacionadas ao ato de vender refere-se aquelas que podem ser automatizadas. Além disso, a McKinsey também afirmou que, no momento, a área de vendas é uma das mais influenciadas pela IA. 

    Será que utilizar técnicas de IA é algo que se aplica a sua organização? A resposta é sim. Ela é capaz de realizar, em poucos segundos, as tarefas que sua área comercial levaria várias horas e até dias para terminar! 

    Como a IA pode melhorar as vendas? 

    Um dos primeiros pontos é que a IA pode aperfeiçoar toda a administração de vendas. Sabe aquele clichê do “fazer mais com menos”? É verdade, pois ele faz todo o sentido quando falamos em IA. Afinal se trata de uma tecnologia que vai desempenhar o papel de braço direito na área.   

    Entre as tarefas rotineiras que as soluções automatizadas podem assumir estão o registro de atividades sobre novos contatos e o conhecimento de informações mais detalhadas sobre um cliente em potencial. 

    A Inteligência Artificial pode ainda analisar dados sobre o histórico de compras dos clientes, com objetivo de identificar possíveis falhas de operação, prever complicações e fraudes e se antecipar com diferentes soluções para diversos cenários adversos. Sem falar na possibilidade de ter uma visão geral dos negócios com apenas um clique, pois o sistema está munido de informações. Claro que fica muito fácil e rápido gerar gráficos, comparativos e tendências, concorda? 

    Mais conexão com os clientes  

    Você deve estar se perguntando qual é o impacto dessa tecnologia no dia a dia das empresas. Toda área comercial sabe o quanto é importante conectar-se aos clientes. Quanto mais o entendemos, mais cientes ficamos sobre suas necessidades e preferências e, assim, fica mais simples e orgânico superar suas expectativas. Por tudo isso, a Inteligência Artificial em vendas tem ajudado as organizações a vender, sobretudo quando falamos em comércio eletrônico. 

    Graças a essa tecnologia, as estratégias de vendas estão cada vez mais assertivas e inteligentes. Elas conquistam novos públicos ao mesmo tempo que mantém antigos clientes, sempre com foco na fidelização.  

    Mais proximidade, menos oportunidades perdidas 

    Além de ter potencial para ajudar você a encantar seus clientes, a IA tem o poder de reduzir as oportunidades de vendas perdidas. Por exemplo, um e-commerce que não usa esse tipo de inovação e realiza todas as interações de maneira manual perde oportunidades se, por acaso, um cliente entra em contato depois do horário comercial. Isto sem falar no tempo perdido aos domingos e feriados.   

    Por outro lado, isso não ocorre se seu atendimento contar com um robô, ou melhor dizendo, um chatbot, como veremos a seguir. 

    Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que apenas 37% das empresas respondem aos leads em até uma hora. Enquanto isso, 24% levam mais de um dia para retornar um contato, e 23% nem mesmo respondem. Entendeu como vender fica difícil quando não estamos disponíveis o maior tempo possível? 

    Chatbots, os robôs mais que inteligentes 

    Você já pensou em contar com chatbots? Eles podem ser baseados em inteligência artificial e são amplamente utilizados por empresas de diversos segmentos para gerenciar a troca de mensagens com os clientes, simulando uma conversa entre o usuário que entrou em contato com a empresa e seu atendente.  

    A utilização do chatbot é muito simples e intuitiva para o cliente: basta que ele insira informações específicas sobre o assunto que deseja conversar para receber respostas previamente relacionadas, de acordo com palavras-chave compreendidas pelo software. O sistema analisa e interpreta as informações fornecidas, identifica o que precisa ser esclarecido e responde à solicitação do usuário. E pode ajudar você a incrementar suas vendas. É certo dizer que o atendimento humano sempre será necessário, pois o chatbot não é infalível, mas escalar a operação de vendas a partir deles fará completo sentido para a sua empresa. 

    Se você ficou interessado nos benefícios que a inteligência artificial pode propiciar ao seu negócio, conheça mais sobre a solução da Fortics. 

    Até a próxima leitura!

    Sobre o autor Hugo Santos: 

    Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020.  

    Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Foi professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing e no MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal.  

    Desde 2014 ministrou mais de 220 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte. 


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