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WhatsApp ou Signal? Os dois!

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Negócios modernos devem estar sempre atualizados quanto às tendências de mercado e comunicação. Quantas vezes nós – executivos, empreendedores e empresários – não damos a devida atenção uma inovação de mercado e, quando nosso público começa a usá-la com mais frequência, ou pior, quando nossos concorrentes começam a obter bons resultados da aplicação dessa inovação, nos culpamos por não ter aderido também? 

Novos canais de comunicação e redes sociais surgem e, muitas vezes, nos surpreendem quanto à capacidade de atrair rapidamente grande número de usuários. Com certeza, o Signal é um deles. Um canal consistente e viável para empresas pode ser uma opção importante para torná-las cada vez mais omnichannel. 

Se você acompanha os conteúdos da Fortics (no livro – “O Poder da ConveniêncIA Omnichannel no Atendimento”, artigos e palestras online gratuitas) sabe que atendimento omnichannel é o nosso sobrenome. Por isso já realizamos a integração do Signal a nossa plataforma de atendimento e comunicação Fortics SZ.chat. Vamos falar mais sobre isso a seguir. 

 

Você conhece o Signal? 

Signal começou a chamar a atenção do público com mais intensidade em janeiro de 2021, quando ocupou o terceiro lugar entre os aplicativos mais baixados no mundo. Esse resultado foi influenciado pela divulgação de novas políticas de privacidade do WhatsApp, um dos temas mais comentados no mercado de tecnologia da informação naquele período.  

Veja, não iremos aqui nos ater às políticas de privacidade do WhatsApp, mas sim às oportunidades que o Signal e outros canais de comunicação podem oferecer para nossas empresas, ok? 

Nascido com a promessa de ser “ultrasseguro” o Signal é realmente elogiado por especialistas; está presente em listas de verificação de segurança entre os aplicativos de mensageria que mais atendem critérios de segurança. Outro diferencial é possuir funcionalidades importantes para garantir ao usuário privacidade de dados e controle sobre suas informações.  

É certo dizer que algumas dessas opções e o fato de não existir backup das conversas fariam com que o Signal fosse desconsiderado como um canal de comunicação empresarial e/ou profissional. Mas, sabendo disso, nós, da Fortics, resolvemos essa e outras questões na integração com nossa plataforma de comunicação omnichannel Fortics SZ.chat, como demonstraremos mais adiante.  

Alguns critérios e funcionalidades que justificam a afirmação de segurança do Signal: 
  • Criptografia fim a fim; 
  • Verificação de identidade de contatos; 
  • Código aberto para revisão independente (Sim! O Signal é open source); 
  • Habilitar a limitação de print de telas no uso do aplicativo; 
  • Borrar rostos em fotos quando enviadas nas mensagens; 
  • Envio de mensagens efêmeras (lembra do Snapchat? Rsrs); 

Outra funcionalidade muito interessante dá conta de que o Signal pode ser habilitado como gerenciador das mensagens de SMS do seu celular. Isso mesmo! Ele pode organizar seus SMSs como um comunicador mais moderno, com recursos que tanto usamos em outras plataformas, como WhatsApp e Telegram. 

Nesse momento, o Signal é completamente gratuito. Para a adoção empresarial, certamente esse é um ponto importante de ser levado em conta. Porém, mesmo sendo uma plataforma open source e, por isso, financiada por donativos da comunidadenão é possível afirmar que, com o passar do tempo, ao aplicativo não venham a ser agregadas ferramentas e APIs pagas. Isso vai depender do crescimento da adoção da plataforma. 

Feitas as apresentações, vamos explicar como a Fortics integrou esse importante canal de comunicação ao Fortics SZ.chat e a sua estratégia de comunicação omnichannel. 

 

Fortics SZ.chat e SignalOmnichannel para sua empresa 

Se você ainda não conhece o Fortics SZ.chat, informamos que ele é nossa plataforma de atendimento omnichannel que centraliza em um único lugar toda a comunicação da sua empresa para canais como WhatsApp, Webchat Ativo, Facebook Messenger, Facebook Comments, Instagram Comments, Microsoft Teams, Telegram, Signale-mail e SMSTambém registra todos os diálogos entre seus atendentes e os consumidores, criando uma base única de informações para gestão do atendimento. Recursos de inteligência artificial para construção de bots humanizados de atendimento, bem como portas e protocolos de integração com sistemas de atendimento e relacionamento da sua empresa também estão entre as funções possíveis. 

Em março de 2021 integramos o Signal à plataforma, sendo uma das primeiras, senão a primeira empresa brasileira de plataforma de comunicação online a realizar tal feito! Essa questão confirma o compromisso da Fortics em estar na vanguarda do atendimento omnichannel conveniente e a energia da empresa em continuar inovando, pois, inovação está no nosso DNA. 

Leia também: WhatsApp Business API: tudo o que você precisa saber

Desta forma, podemos dizer com tranquilidade que habilitamos o Signal a ser utilizado no meio corporativo, pois: 

  1. Como acontece com todos os canais de atendimento que integramos no Fortics SZ.chat, as conversas realizadas por qualquer atendente via Signal ficarão devidamente registradas no histórico de chamadas do cliente, mesmo aquelas que o Signal chama de “mensagens efêmeras”; 
  2. A partir de um único número Signal (número ou ID de usuário), sua empresa centralizará o atendimento e todos os seus profissionais em somente um lugar; 
  3. possibilidade de integrações de seus sistemas de gestão e atendimento (ERP, CRM, Service Desk etc.) também está garantida a partir de APIs de comunicação ou de implementação de integração via REST/RPA; 
  4. Utilizar recursos de Inteligência Artificial para criação de bots inteligentes e humanizados dentro do Signal é outra grande possibilidadeIsso permitirá sua empresa, desde o início, escalar a operação de atendimento nesse novo canal de comunicação. 

Esses recursos não são os únicos dos quais sua empresa poderá se beneficiar com a adoção do Signal integrado à plataforma Fortics SZ.chat, mas demonstraclaramente como é possível colocá-la em um alto patamar de atendimento para seus clientes. É sempre importante lembrar que todas essas funcionalidades estão disponíveis para canais de atendimento como WhatsApp, Webchat Ativo, Facebook Messenger, Facebook Comments, Instagram Comments, Microsoft Teams, Telegram, e-mail e SMS.

Fale conosco e implante o Signal no atendimento da sua empresa 

É isso aí! Gostou de saber como o Signal pode ser implantado na sua empresa? Gostou de como isso pode ser potencializado com a nossa plataforma de comunicação e atendimento omnichannel Fortics SZ.chat? Clique no botão a seguir e fale com nossos especialistas! Todos estarão à sua espera! 

Aqui está a lista de links de portais e notícias que utilizamos para construir este artigo: 

Hugo Santos

Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing para o curso Creative Design Business (Inovação e Startups). Professor de MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade em Rede para o curso Gestão de Mudanças. Mentor de negócios desde 2008 e mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte. Acesse Hugo Santos por:

Instagram @hugopalestrando
Linkedin /in/hugosantoss1976/


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