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!Ninguém duvida que o WhatsApp está praticamente na palma da mão de todo brasileiro. Tanto que segundo os últimos dados divulgados pelo Facebook (detentor da marca WhatsApp) somente no Brasil são mais de 130 milhões de usuários desse aplicativo que conecta mais de 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro.

Sinônimo, portanto, de bons negócios, não é à toa que empreendedores de diferentes mercados venham assumindo cada vez mais o WhatsApp como um dos seus canais oficiais de atendimento, venda e comunicação com seus clientes.

Para garantir uma estratégia bem-sucedida é preciso ter em mente, porém, que as práticas de comunicação do WhatsApp no uso empresarial têm algumas peculiaridades bem diferentes do uso do aplicativo por pessoas físicas.

 

Primeiro Passo: Automação do Aplicativo

Antes de mais nada, é importante saber o seguinte: o próprio WhatsApp possui uma série de regras bem definidas sobre o que pode ou não ser feito para aumentar a segurança dos usuários no processo de automação do aplicativo.

Cientes disso, outro ponto de destaque é entender que o estabelecimento da comunicação ativa pelo WhatsApp acontece por meio do uso de parceiros oficiais do Facebook, como 360Dialog, Gupshup, Wavy/Movile, Interaxas, Infobip, Twilio, MessageBird, entre outros. 

Esses parceiros comercializam a WhatsApp Business API, API de mensageria criada pelo próprio time que desenvolve o WhatsApp. O que representa mais segurança no uso e mais estabilidade na operação. 

Você sabia que o SZ.chat, nossa plataforma de atendimento omnichannel, já está integrada aos parceiros oficiais do Facebook citados acima? 

A mais recente integração foi com o 360Dialog, um dos principais BSPs (brokers do WhatsApp), que está com um plano imperdível: quantidade ILIMITADA de mensagens de sessão por apenas US$50/mês.

 

O que são mensagens de sessão (session messages)

Quando o consumidor aciona a empresa, há a abertura de uma sessão que tem duração de 24h, contadas a partir da última mensagem de um cliente. Todas as mensagens trafegadas nesse intervalo de tempo – mensagens de sessão (session messages) – são de texto livre e estão contempladas na mensalidade. 

O uso mais intenso do WhatsApp é receptivo, ou seja, mensagens de sessão, e o objetivo do WhatsApp em estabelecer a janela de tempo por 24h é garantir um atendimento ágil e eficiente, fazendo com que as empresas respondam às solicitações recebidas em, no máximo, um dia.

96% do tráfico de todas as mensagens de WhatsApp que passaram pela Fortics (base: out/2020 – 1,7 mil clientes) são mensagens de sessão.

 

O que são mensagens modelo (template messages)

Além das mensagens de sessão (session messages), existem as mensagens modelo (template messages), que são as mensagens que a empresa envia a seus clientes quando querem notificar algo ou iniciar uma conversa (sem acionamento provocado pelo cliente).

Essas mensagens são baseadas em modelos (templates), precisam de aprovação prévia antes de serem usadas e seguem uma série de critérios rigorosos para evitar o SPAM. 

Diferente das session messages, as template messages são cobradas uma a uma pelo 360Dialog com base na tabela de valores do próprio Facebook: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/pricing.

Apenas 4% do tráfico de todas as mensagens de WhatsApp que passaram pela Fortics (base: out/2020 – 1,7 mil clientes) são mensagens modelo.

Faça um teste gratuito do Fortics SZ.chat!

 

Mas quais os benefícios da Automação do WhatsApp?

Agora que você já conhece mais sobre como é feita a Automação do WhatsApp, deve estar se perguntando: Quais são os principais benefícios desse canal para a minha empresa? Como ela pode ajudar meu time de atendimento e melhorar nosso relacionamento com o cliente? 

Temos uma boa notícia: automação de atendimento é a especialidade da Fortics, e preparamos um artigo detalhado com os principais benefícios que você não pode deixar de conhecer! Vamos lá?

 Acesse: Conheça 5 benefícios incríveis da Automação de WhatsApp

 

Hugo Santos

Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing para o curso Creative Design Business (Inovação e Startups). Professor de MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade em Rede para o curso Gestão de Mudanças. Mentor de negócios desde 2008 e mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte. Acesse Hugo Santos por: 

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