Compartilhe

Contar com mais mulheres na tecnologia é uma necessidade antiga e fundamental. Desejamos que esse texto seja um novo passo na direção desta realidade, para que mais mulheres possam ocupar espaços de relevância, com respeito e equidade.

Mesmo com todas as dificuldades, não há dúvidas que as mulheres sempre foram essenciais na tecnologia e sempre tiveram um papel muito importante no desenvolvimento de ferramentas, cálculos e processos que hoje são fundamentais em muitas áreas das nossas vidas.

A grande dificuldade enfrentada por mulheres está relacionada diretamente com a cultura, que fez com que área de tecnologia fosse vista por muito tempo como predominantemente masculina, como ressalta Ana Arrais, nossa gerente de RH, comenta:

“O maior desafio para as mulheres na tecnologia começa na infância. Meninas na infância ganham bonecas, panelinhas e outros itens voltados para o contexto doméstico. Somos pouco estimuladas para jogos,
brinquedos
mais tecnológicos ou que estimulem o raciocínio. O ideal é o equilíbrio, estimulando desde cedo
diversas 
habilidades seja nos meninos ou nas meninas. Por um bom tempo, o mundo da tecnologia foi
totalmente 
dominado pelos homens e hoje percebemos que as mulheres estão buscando seu espaço através
de capacitação e muita intuitividade!

Porém, essa é uma realidade que vem mudando aos poucos. Atualmente mesmo que ainda enfrentando dificuldades como no passado, seguem abrindo espaços para outras mulheres.

As mulheres na tecnologia e o cenário atual 

Apesar de ainda ser predominantemente masculino, o setor de tecnologia vem se transformando, acompanhando as mudanças na sociedade, com mulheres ocupando novos cargos e alcançando conquistas que antes eram pouco vistas e lembradas. 

Como uma das grandes referências da atualidade, temos Susan Wojcicki, CEO do Youtube e uma das fundadoras do Google, servindo como uma grande fonte de inspiração para mulheres na tecnologia que continuam chegando na área. 

Na Fortics, essa cultura é uma prioridade desde o início, com mulheres ocupando cargos importantes e assumindo espaços essenciais na criação de novas soluções e caminhos dentro das metas da empresa. Como comenta ainda Ana Arrais: 

“A Fortics, inclusive, iniciará este ano o projeto “Girls in Tech”, fomentando rodas de conversas, webinars e
outras ações sobre tecnologia para as mulheres e este projeto será para além das nossas colaboradoras.
Queremos falar para todo o público feminino, inclusive as que estão no ensino básico, indo até as escolhas.”

Sobre essa realidade e todas as conquistas alcançadas pelas mulheres na tecnologia recentemente, nossa consultora comercial Camila Almeida, comenta:

“Acho que cada vez mais mulheres se interessam pela área de tecnologia. Já tinha algumas amigas na área,
antes de trabalhar com isso, mas hoje vejo que muitas mulheres estão conquistando seu espaço e até
cargos de liderança.”

Elen Coutinho, diretora de operações também comenta: 

“Nos últimos anos temos observado um aumento significativo em relação às ofertas de cursos e treinamentos voltados para mulheres nas mais diversas áreas ligadas à tecnologia, o que sinaliza o interesse delas e
o entendimento do mercado que não faz mais o menor sentido fazer distinção entre homens e mulheres que
desejam desempenhar um bom trabalho.”

O mercado de trabalho para as brasileiras

Segunda Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres, as profissionais de TI do sexo feminino têm grau de instrução mais elevado do que os homens do setor no Brasil, mas, mesmo assim, ganham 34% menos do que eles.

“Vejo como solução gerar mais OPORTUNIDADES, as mulheres precisam ser mais vistas estimuladas e
desafiadas, elas precisam ter o papel na mão, ou seja, a PROFISSÃO, para que consiga realmente
demonstrar suas capacidades.”

Comenta Ariane Lira, supervisora financeiro na Fortics

Sabemos que as mulheres que decidem seguir caminhos voltados para área de tecnologia ainda enfrentam muitos desafios no mercado de trabalho. Existe muito ainda a ser feito, mas mudar a concepção do que uma profissão é só para homens ou para mulheres já é um bom começo. Para falar sobre isso, convidamos Mayara Nogueira, supervisora de suporte na Fortics para responder: O que você acha que pode ser feito para aumentar o número de mulheres na tecnologia?

“Ainda existe preconceito em achar que apenas homens podem atuar na área de TI, mas credito que
dar oportunidades para nós mulheres, para que possamos mostrar o quanto podemos e somos
capazes sim de fazer parte desse mercado. Eu tive essa oportunidade aqui na Fortics, entrar no
time onde haviam apenas homens e eu era a única mulher, e hoje o suporte tem mulheres no atendimento
e espero que esse número cresça ainda mais.”

Existe sim, muitos paradigmas que precisam ser quebrados, muitas meninas até ingressam em cursos ou demostram interesse na área, mas quando chegam ao mercado e enfrentam uma realidade desigual, se desmotivam. Pensando nisso, perguntamos para Thaynara Ribeiro, desenvolvedoraO que te fez decidir começar a estudar e o que mais te motiva em trabalhar na área de TI?

“Eu sempre gostei muito de cálculos, lógica, questões que envolvessem raciocínio, na minha adolescência
descobri o desenvolvimento e de tudo que me foi apresentado essa foi a area que mais me chamou
atenção e foi onde eu realmente me encontrei como profissional, realmente amo trabalhar com isso,
me sinto feliz. O que mais me motiva a trabalhar nessa area são as oportunidades e a constante
evolução, as coisas mudam de forma rápida e você sempre tem que estar estudando, então não é
algo monótono, na verdade é muito desafiador.”

Os desafios ainda enfrentados por mulheres na tecnologia

Mesmo com as conquistas e mudanças significativas dentro do setor de tecnologia, as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades quando escolhem seguir suas carreiras nesse setor e isso é algo que precisa ser mudado.

Elen Coutinho relata sua percepção sobre os desafios enfrentados por mulheres que se interessam pela área, comenta:

“Apesar de termos evoluído nos últimos anos rumo a tão sonhada igualdade de gênero, principalmente em
relação ao reconhecimento da competência e profissionalismo das mulheres, a associação entre
tecnologia e masculinidade continua a distanciar as meninas de TI, engenharias, e negócios ligados
a tecnologia e inovação de uma forma geral.”

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 10 anos a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro deve crescer mais do que a masculina em muitos segmentos – a ciência e tecnologia são alguns deles.

Quando falamos sobre desafios e dificuldades, falamos sobre um mercado dominado por homens, sobre a necessidade de se conquistar credibilidade diariamente, da falta de incentivo social e da necessidade de sempre se demonstrar capaz.

Ana Claudia, diretora de Customer Success, ressalta:

“Conciliar todas as responsabilidades de filha, mãe, dona de casa, esposa e profissional é um grande
desafio, mas com foco e determinação é possível sim, superá-los.”

Por esses motivos, para que as coisas continuem mudando no melhor ritmo, precisamos incentivar mulheres desde cedo, buscar por mais políticas de equidade, dar mais visibilidade às mulheres na tecnologia e tê-las em posições de liderança.

 

Mulheres que apoiam mulheres

Diversas iniciativas podem ser implantadas nas empresas para contarmos com a participação de ainda mais mulheres na tecnologia e está mais que comprovado que contar com o apoio de outras mulheres faz sim toda diferença! Na Fortics por exemplo, nosso departamento comercial é 83% formado por mulheres e conta com uma gestão também feminina o que gera um time ainda mais engajado. Raquel Aguiar, diretora comercial comenta, como motiva seu time e empodera mulheres para carreiras e cargos de liderança na área de tecnologia.

“Com a desmistificação dos esteriótipos sobre o mundo da tecnologia. Inclusão, contratar mais
mulheres, estar disposto a compartilhar conhecimentos e dar espaço para que as mulheres que ainda
não tiveram a oportunidade de trabalhar com tecnologia tenham essa experiência.”

As mulheres na tecnologia e o caminho para o futuro

Passando por cima das dificuldades, mulheres continuam abrindo caminhos para outras mulheres na tecnologia, como um resultado dos seus trabalhos e dos seus esforços, transformando a realidade e a visão que outras mulheres têm sobre o futuro.

Hoje em dia, mais mulheres estão presentes nesse setor, servindo como referência e inspiração para jovens que têm como sonho trabalhar com tecnologia, criando carreiras e revolucionando a forma como as coisas são feitas – para melhor.

Como mais um incentivo, deixamos as mensagens de algumas das colaboradoras da Fortics com vocês, buscando inspirar e mostrar na realidade que as mudanças já estão acontecendo, que o respeito existe e que tudo é possível.

Para Camila Almeida, a mensagem que deve ficar para todas as mulheres que desejam entrar na tecnologia é:

“Nunca duvidem de vocês! Conhecimento é para todos e nós mulheres podemos conquistar muito mais. Vamos ter desafios todos os dias, mas com segurança e clareza, quebraremos muitas barreiras.”

Karol Salvador, a orientação/dica para as mulheres que tem como desejo seguir na área da tecnologia é:

“Consuma o máximo de conteúdo que você puder sobre o assunto. Assista palestras, leia artigos, siga páginas no Linkedin e no Instagram, se informando sempre mais a respeito.”

Para Ana Paula Arrais a dica para todas as mulheres é:

“Não aceite rótulos porque lugar de mulher é onde ela quiser! Eu adoro ler sobre histórias de mulheres da tecnologia, como Grace Hopper, Carol Shaw, Frances Allen e tantas outras. Isso nos inspira a acreditar que podemos sim! Precisamos simplesmente entrar nesse mundo, pois se há barreiras, iremos derrubá-las com muito conhecimento, visão inovadora e inteligência emocional. Monte seu plano de carreira com foco na tecnologia que você quer emergir e se joga!

Elen, também deixa sua mensagem:

“Não desistam! Por mais que em algum momento você possa se sentir desamparada – seja pelo motivo que for, lembre-se que estamos em um processo no qual você mulher é engrenagem e motivo de toda transformação. Quando pensamos no empoderamento feminino e tudo que já conquistamos até aqui, tudo passa a valer a pena e faz sentido. Então, use toda a sua força e dedicação para mostrar ao mundo o que você é capaz de fazer, onde quer que você esteja hoje.”

Gostou desse conteúdo e gostaria de inspirar mais mulheres? Compartilhe com seu time, amigas e nas suas Mídias Sociais, vamos fortalecer ainda mais nossa rede de mulheres apaixonadas por tecnologia com muito conhecimento.

Édila Maciel

Édila Maciel Analista de Marketing na Fortics, mulher, publicitária, especialista em marketing e apaixonada por atendimento e marketing digital. Atua na área de Marketing há mais de 10 anos.


Compartilhe
Nós ligamos para você!

Nós ligamos para você!

Fale grátis com um especialista, preencha:

Por favor aguarde o contato!