Desenvolvida para uso corporativo, a WhatsApp Business API possibilita uma comunicação eficiente com clientes ao redor do mundo através do WhatsApp, sempre de maneira simples, segura e confiável.

É a melhor opção para quem não pode correr riscos de ficar nem um segundo sequer inoperante em momentos de atualização do aplicativo. Mas também para quem não quer depender de aparelho celular, evitando problemas com capacidade de processamento, carregador, bateria, wi-fi, versão do android, chip etc.

O Fortics SZ.chat já está integrado a diversos parceiros de soluções do Facebook autorizados a comercializar a WhatsApp Businesses API (brokers). Mas neste artigo vamos focar em um específico: a Gupshup, empresa global com inúmeros cases de sucesso.

 

Fortics SZ.chat powered by Gupshup

A maioria dos clientes da Fortics realiza atendimento profissional por meio das nossas plataformas de comunicação online. Dessa forma, recebem muitos acionamentos (mensagens receptivas ou mensagens de atendimento).

A GupShup, um dos principais brokers do WhatsApp, tem um preço bem acessível, apenas US$ 0,001/mensagem de atendimento. Ou seja, com apenas US$ 10 (dólares) sua empresa trafegará 10 mil mensagens de atendimento utilizando a API de comunicação desenvolvida pelos próprios desenvolvedores do WhatsApp.

 

Usar a WhatsApp Business API nunca foi tão fácil!

 

.Além do vídeo, temos 2 guias incríveis para te ajudar:

Comece agora mesmo!

Com o Fortics SZ.chat powered by Gupshup você terá uma solução de atendimento omnichannel 100% cloud, que permite integrar toda a comunicação entre sua empresa e o cliente em uma plataforma única, fácil de operar, ágil e intuitiva.

Venha falar com nosso time sobre a adoção da WhatsApp Business API na sua empresa e saia na frente dos seus concorrentes por adotar uma solução robusta, escalável, produtiva e confiável para a comunicação da sua empresa via WhatsApp.

A Fortics está em processo acelerado de migração dos clientes para a WhatsApp Business API. Esse processo inclui instrução sobre as funcionalidades, sobre a forma de utilização e sobre o melhor modelo de contratação via brokers.

 

Mais detalhes sobre os valores

O investimento para ser beneficiado por recursos e estabilidades oferecidas é bem menor do que muitos têm falado. Mais um motivo para adotar essa API o quanto antes.

No WhatsApp existem 2 tipos de mensagens:

  • Mensagens de atendimento: O cliente, ou futuro cliente, inicia uma conversa via WhatsApp com sua empresa e, neste momento, temos a abertura de uma sessão que sempre vai durar 24h contadas a partir da última mensagem enviada pelo cliente dentro da sessão. Essas mensagens são de texto livre e têm menor custo por mensagem (US$ 0,001/mensagem).
  • Mensagens de notificação: Quando a sua empresa, usuária da API, quer enviar uma mensagem para o cliente (ou futuro cliente) fora de uma sessão, entra em cena a mensagem de notificação, template message ou HSM (Highly Structured Message). Essas mensagens têm preços mais elevados – além do valor de US$ 0,001/mensagem há o acréscimo de US$0,0473/mensagem (esse valor é definido por país).

Nas mensagens enviadas (atendimento ou notificação) contendo media superior a 64Kb há o seguinte acréscimo:

  • 64KB até 5MB + US$ 0,0020/mensagem enviada.
  • 5MB até 10MB + US$ 0,0030/mensagem enviada.
  • 10MB até 15MB + US$0,0040/mensagem enviada. 

As mensagens de notificação ou HSM são baseadas em modelos (templates) pré-aprovados pelo WhatsApp. Somente após as aprovações é que podem ser efetivamente usadas.

Para cada notificação enviada, um template de mensagem é exigido. Esse modelo de comunicação pode ter texto, emoji ou formatação específica do WhatsApp. Para customizar sua mensagem, basta utilizar campos variáveis {x} com as informações necessárias. Veja o exemplo:

“Oi, {x}! Sua solicitação {x} está sendo processada. Obrigado!”

Nesse caso hipotético, os espaços {x} são dados variáveis que contêm as informações de entrega de um determinado pedido, que normalmente estão dentro de um CRM ou ERP, por exemplo.

Na Gupshup, ao habilitar seu número, você ganha o crédito de US$ 1, que dá direito a 1 MIL mensagens de atendimento para testar a plataforma.

Para ter acesso aos preços atualizados e mais informações, recomendamos acessar o site da Gupshup aqui e também a página do Facebook aqui.

Lembre-se:

  • É preciso escolher o país na lista – o Brasil está entre os países de atuação da Gupshup
  • Todos os valores estão em dólares

É importante seguir as regras do WhatsApp

Quando estudamos as regras pelas quais a WhatsApp Business API trabalha, fica claro o esforço do Facebook (proprietário do WhatsApp) em demonstrar que o WhatsApp não é lugar de SPAM.

Recordando o conceito de SPAM (sigla em inglês nada técnica, mas que nos lembra sobre a prática de envio de e-mails em massa e sem autorização), trata-se do envio de mensagens em massa, não autorizadas pelo destinatário, apresentando produtos e ofertas de forma ostensiva. Isso causa grandes transtornos para esses destinatários e normalmente baixíssimos resultados para quem os envia.

Portanto, somente utilizar a WhatsApp Business API não é garantia que seu número de celular não seja banido do WhatsApp. É necessário também que as regras de envio de mensagens sejam cumpridas.

Entre as duas principais regras para enviar mensagens fora de uma sessão de atendimento, estão:

  • O uso de mensagens de notificação;
  • Envio de mensagens a destinatários que concederam permissão (opt-in) para tal fim.

Existem outras regras que serão abordadas por nós em artigos específicos.

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