RPA, da sigla em inglês “Robotic Process Automation, significa Automação de Processos por Robótica. Com ele é possível automatizar suas tarefas rotineiras rapidamente e com redução de custo.  

Os bots de RPA podem se integrar facilmente às suas iniciativas de automação mais amplas, como automação de processo e decisão, ou iniciativas de captura de dados, para expandir o valor de seu programa de automação. 

É uma tecnologia que vem movimentando muito o mercado desde 2017. Empresas discutem continuamente as estratégias e objetivos corporativos voltados ao ganho de eficiência nas organizações. 

Fazer mais com menos! 

Se olharmos o chão de fábrica, vemos ROBÔS substituindo humanos em atividades que anteriormente eram feitas por pessoas. 

Dentro desse contexto, o RPA veio para automatizar processos de escritório, executando as tarefas extremamente manuais e repetitivas que não necessitam de inteligência. Como, por exemplo, emissão de 2º via de boletos, execução de um processo baseado em uma ou mais consultas em sistemas, alterações em um sistema baseado na ação de outro. 

Um robô executa uma atividade até 10 vezes mais rápido que um humano. Além da velocidade de execução, o robô tem um ciclo de produtividade bem maior, pois trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, não folga em feriados nem tira férias. 

A criação desses robôs acontece em ciclos ágeis, ou seja, não é necessário realizar grandes trabalhos de codificação para colocar um robô para trabalhar. Existem algumas ferramentas que permitem a criação desses processos robotizados através de uma interface interativa de desenvolvimento. 

Além disso, o processo robotizado reduz em até 99% a falha humana, pois ele não digita errado, não clica errado, não acessa o sistema errado – o robô vai executar exatamente o que foi definido por você. 

RPA, tendência de utilização pelas empresas 

Essa tecnologia está no pipeline de quase todas as empresas. Segundo o Gartner, até o final deste ano de 2020, 90% das médias e grandes empresas terão ao menos um processo sendo realizado por robô. Ainda segundo o Gartneressa automação crescerá em média 41% ao ano até 2022. 

Diferente de outras tecnologias de automação, o RPA tem a função de facilitar o processo de implementação. Normalmente, suas ferramentas são intuitivas e necessitam de pouco ou até mesmo nenhum conhecimento de programação.  

Para implantar essa automação, é necessário olhar para o processo, ter certeza que ele é bem definido. Por exemplo, já que o robô pode trabalhar 24×7, será que todos os sistemas envolvidos em um processo de RPA também estarão disponíveis no mesmo horário? 

Executivos de negócios resolvendo tecnologia 

Com ênfase na redução de custos, ganho de eficiência e acessibilidade, o RPA tem sua adoção facilitada, já que tem atraído diretamente a atenção dos gestores e decisores das empresas. 

Tecnologias simplificadas do ponto de vista técnico e mais potentes para entregar resultados de negócios caem no gosto de executivos de diversas áreas empresariais.  

Essa questão reacende a discussão sobre o quanto profissionais de TI estão dispostos a se aproximar das demandas de negócios. Além de entregar soluções rápidas para eles e deixar de defender contingenciamentos desnecessários na adoção de novas tecnologias. 

Ponto de atenção sobre RPA 

As automações de RPA criam vínculos técnicos de longo prazo. O RPA permite automatizar processos, mesmo em aplicações que não disponibilizam API (Application Programming Interface).  

Isso porque possibilita operar as telas (User Interface – UI) da aplicação, simulando o uso por um humano, uma vez que é possível operar as telas (User Interface – UI) da aplicação, simulando o uso por um humano, mas pode ser um problema a longo prazo, pois, caso essas aplicações sofram alterações de interface, isso afetará o funcionamento do robô. Sempre que possível, opte por automatizar processos através de API nativa da aplicação. 

Edison Figueira

Edison Figueira é Head de Inovação na Fortics de Tecnologia, especialista em segurança cibernética, com mais de 25 anos de experiência se dedicando a projetos avançados de Inteligência Artificial com Machine Learning, Deep Learning e NLU / NLP. Seu principal foco é desenvolver tecnologias, criar e gerenciar times para desenvolver produtos inovadores que possam tornar essas tecnologias cada vez mais acessíveis a todos os portes de empresas.

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