É inegável como o WhatsApp entrou na vida das empresas para realizar a comunicação com os clientes. Essa comunicação pode estar tanto relacionada ao atendimento quanto ao suporte, vendas, informações e diversos outros fins. Sua empresa pode vender para outras empresas (famoso B2B) ou vender para o consumidor final, mas saiba que esse canal de comunicação é cada vez mais importante.

WhatsApp Comercial é, então, o uso dessa importante ferramenta de comunicação para atendimento dos seus clientes, dos seus futuros clientes, dos seus colaboradores, dos seus associados, dos seus alunos… Poderíamos escrever este artigo somente enumerando todas as possibilidades de atendimento para ele, mas esse não é o nosso objetivo.

O desafio que queremos começar a abordar aqui, é a necessidade de usar o WhatsApp Comercial atendendo o seu público, mas atendendo também regras, segurança e gestão do seu negócio. Adaptando sua forma pessoal de trabalho para algo que esteja alinhado com os desafios do mundo corporativo. Logo, vamos a alguns itens:

Vários colaboradores atendendo simultaneamente

É comum encontrar empresas que divulgam para o mercado diversos números diferentes de WhatsApp, cada um de um departamento diferente. O mais crítico ainda, é quando uma quantidade grande de colaboradores divulga seus números pessoais de WhatsApp para o contato direto com os clientes.

Como existem diversas formas de uso do WhatsApp, vários colaboradores em diferentes departamentos querem utilizar essa ferramenta para criar um canal de comunicação com o cliente, mas esta prática de divulgar uma infinidade de números de WhatsApp não precisa acontecer.

Uma das grandes funcionalidades do Fortics SZ.chat, plataforma de atendimento OMNICHANNEL que já possui milhares de clientes em todo o Brasil, é operar a partir de um moderno conceito de Contact Center Online. Assim, da mesma forma que em um Contact Center, sua empresa permite que inúmeros operadores consigam atender a partir de um único número de telefone. O SZ.chat permite que isso aconteça também via WhatsApp.

Desta maneira, sua empresa pode divulgar somente um ou poucos números de WhatsApp e organizar a comunicação para que todos os atendentes consigam falar com os clientes de forma organizada e segura. Isso também acontece para outros canais de comunicação on-line como Instagram Direct, Facebook Messenger, WebChat (no seu site), Telegram e SMS.

 

WhatsApp Comercial – mantendo o registo de todas as comunicações

Outro grande desafio para operar em um WhatsApp Comercial é o fato que, mesmo quando seu colaborador usa um WhatsApp Web, o registro das comunicações não fica sob a sua gestão, restringindo o conhecimento sobre o que está sendo tratado com o cliente, deixando a cargo do colaborador a exclusão de informações importantes.

Esse é mais um ponto positivo para uso do Fortics SZ.chat, pois TODAS AS MENSAGENS TROCADAS COM SEUS CLIENTES FICAM REGISTRADAS e não podem ser apagadas do sistema sem autorização de usuários administradores ou responsáveis pela operação. Esse é um dos principais pontos que levam gestores de empresas a adotar a solução.

Além da comunicação de WhatsApp com seus clientes ficar registrada para que as tratativas nela contidas sejam confirmadas, todo o conhecimento trocado com o cliente se torna objeto de estudo e colaboração! Isso permite que a gestão se empodere das comunicações via WhatsApp da mesma forma que hoje é possível fazer com as comunicações via e-mail ou voz.

 

Integrado com sistemas de gestão

Outra grande questão do Fortics SZ.chat é a possibilidade de integração do WhatsApp com outros sistemas utilizados pela sua empresa. Para ficar mais claro, vamos dar alguns exemplos aqui:

  • Sistema de gestão corporativa (ERP):
    • Pedido de segunda via de boleto;
    • Status de pedido de compra;
    • Status de demandas de RH;
  • Sistema de gestão de relacionamento com cliente (CRM);
    • Cadastro e status de oportunidade de vendas;
    • Geração de leads para atendimento de vendas;
    • Follow up de propostas comerciais;
  • Sistemas de atendimento e suporte:
    • Abertura de chamados de atendimento ou suporte;
    • Status de protocolos de suporte e atendimento;
    • Informação sobre status de serviço ou ordem de serviço;
  • Sistemas de atendimento a usuários e alunos:
    • Informações urgentes sobre serviços prestados;
    • Consulta a pedidos de serviços;
    • Entrega de informações para procedimentos.

Por que estamos apresentando estes exemplos? Porque o Fortics SZ.chat é uma plataforma brasileira, amparada por um time de integrações que está à disposição para fazer com que seu sistema troque informações automáticas com os seus clientes. Esse é um dos grandes pontos de atenção para que o famoso WhatsApp Comercial da sua empresa funcione para reduzir custos e escalar o atendimento.

     

    Sua empresa precisa de um WhatsApp comercial?

    Reflita comigo sobre algumas perguntas: Sua corporação gostaria de usar o WhatsApp, mas somente de forma organizada e profissional? Sua empresa já atende por WhatsApp, mas esse atendimento tem gerado diversas reclamações e problemas de comunicação? Sua companhia precisa implantar outros canais de comunicação, mas isso deve atender o Compliance estabelecido? Você quer escalar sua operação de atendimento on-line, mas tem dificuldades para isso?

    A Fortics atua desde 2003 implantando soluções de tecnologia para escalar operações de atendimento em organizações de diversos portes e mercados. Venha falar com um dos nossos especialistas e entenda como a Fortics poderá ajudar você e sua empresa!

    Hugo Santos

     

    Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing para o curso Creative Design Business (Inovação e Startups). Professor de MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade em Rede para o curso Gestão de Mudanças. Mentor de negócios desde 2008 e mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte. Acesse Hugo Santos por:

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