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Se pudesse responder rapidamente a todos os comentários feitos em suas postagens de Instagram e Facebook, qual seria o efeito para você e sua empresa? É sobre isso que falaremos nesse artigo.

É importante dizer logo no começo desse artigo que automatizar a gestão de comentários vai além de entregar o atendimento para bots, ok? Automatizar é também simplificar o atendimento humano, centralizar as comunicações para que sejam facilmente atendidas e, principalmente, permitir que o atendimento seja realizado de forma mais rápida e com mais conveniência para o consumidor.

O Consumidor 4.0 (ou Consumidor online) é exigente, imediatista e muito informado. Ele quer respostas satisfatórias e rápidas para suas interações nos canais digitais. Porém, é um grande desafio dar atenção a essas interações, já que chegam por canais diferentes, em posts diferentes, todas ao mesmo tempo. Cercar todas as possibilidades não é simples.

Pensando nisso, integramos no Fortics SZ.chat os comentários para suas páginas comerciais do Facebook e Instagram, com a mesma facilidade de centralização de atendimento, registro de conversa, automatização de respostas etc., que obtém nos outros canais online oferecidos pela nossa plataforma.

 

A importância da resposta rápida para sua audiência

 

A importância da resposta rápida para sua audiência Se em um primeiro momento o engajamento é incentivado a partir de postagens quentes, com informações importantes para seu público, é, em um segundo momento, a rapidez nas respostas que permite o crescimento desse engajamento. Do ponto de vista de comunicação, isso mostra ao cliente que você e sua empresa estão alertas e disponíveis para ele. Do ponto de vista de algoritmos, demonstra que a velocidade de integração é grande, aumentando a possibilidade de entrega orgânica de suas postagens.

Isso se torna ainda mais importante para empresas que têm campanhas de mídia paga no Instagram e Facebook, pois, respondendo mais rápido aos comentários nessas duas redes sociais, estará potencializando o investimento realizado e cercando mais possibilidades de contato.

Isso se deve ao fato de que muitos contatos comerciais são feitos por meio desses canais, e automatizar comentários para que seus consumidores recebam respostas mais imediatas e direcionamento de atendimento assertivo, com certeza aumentará a capacidade de geração de oportunidades de venda para sua empresa.

Direcionar o atendimento para times corretos ou distribuir os atendimentos entre membros de um mesmo time é parte de um trabalho que pode ser feito no Instagram ou Facebook, pois:

• Em caso de muitos comentários a serem respondidos, além da capacidade de um único colaborador, os atendimentos podem ser distribuídos entre membros de uma mesma equipe, permitindo a escalabilidade do atendimento e satisfação dos consumidores, por conta do atendimento rápido;

• Em caso de atendimentos para diferentes departamentos da empresa, esse pode ser transbordado para as áreas responsáveis de forma simples e eficaz.

 

O Messenger complementa a comunicação

 

Como terceiro canal de comunicação online mais usado no Brasil, o Facebook Messenger precisa ser contemplado em estratégias de comunicação omnichannel. Além de automatizar comentários (Facebook Comments), a API desenvolvida pelo próprio time do Facebook permite a comunicação do Messenger de forma simples e fluida, centralizada no SZ.chat da mesma forma como se estivesse conversando via WhatsApp, Webchat, Microsoft Teams, Telegram, Signal, e-mail e SMS.

Negócios internacionais ou que querem se internacionalizar precisam ainda mais utilizar este canal de comunicação, pois em outros países (como Estados Unidos) a adoção do Facebook Messenger é massiva e, assim, fundamental na composição dos canais de atendimento omnichannel das empresas.

Incentivamos a adoção de comunicação online utilizando APIs desenvolvidas pelos times dos respectivos canais. Assim, aguardamos ansiosamente o momento em que o Instagram libere a sua API de comunicação para o Instagram Direct, rumores indicam uma fusão do Direct com Messenger. Em breve teremos novidades e nossa equipe de desenvolvimento e inovação está “de olho” para também viabilizar mais essa possibilidade.

 

 Leia também um artigo sobre o e-mail no melhor estilo da conveniêncIA omnichannel

 

Veja como é fácil configurar e atender pelo Instagram e Facebook Comments

 

No vídeo a seguir, você notará como é simples responder aos comentários dessas redes sociais, seja de forma automática, seja por meio do  atendimento de um profissional do seu time. Verá também como é simples fazer a configuração no Fortics SZ.chat.

Sua empresa ainda não implantou o SZ.chat? Então, fale agora com um de nossos consultores e viabilize essa implantação. Você tem muito a ganhar com isso!

 

fale com especialista

Hugo Santos

Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing para o curso Creative Design Business (Inovação e Startups). Professor de MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade em Rede para o curso Gestão de Mudanças. Mentor de negócios desde 2008 e mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte. Acesse Hugo Santos por:

Instagram @hugopalestrando
Linkedin /in/hugosantoss1976/


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