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Com o avanço da Inteligência Artificial, chatbots inteligentes e humanizados estão cada dia mais eficientes, beneficiando empresas que fazem uso deles em seus canais

 

Aumento de vendas com chatbots

 

Da captação de clientes  ao pós-venda: Nos últimos anos, o mercado tem adotado cada vez mais tecnologias e ferramentas inovadoras que auxiliam os negócios em todas as fases do funil de vendas e da jornada do consumidor .

A criação de campanhas e estratégias passaram a considerar e a contar com esse apoio eficiente e assertivo tanto em lojas físicas, quanto nos canais on-line, sendo uma verdadeira “mãozinha a mais” na hora de vender.

No varejo, todas essas transformações recentes podem ser sentidas e experimentadas sem dificuldade.

Lojas de todos os portes têm investido para oferecer aos seus clientes melhores experiências de consumo.

Na prática, isso se torna possível quando, além de entregar o produto/serviço, essas empresas se dedicam para entender o seu cliente.

Estão focadas em personalizar a sua jornada, surpreender com conteúdos uteis e até mesmo com a indicação de novos produtos,

Então, passados alguns anos e superada aquela velha discussão de loja física x on-line, o fato é que o consumidor contemporâneo exige que suas preferências sejam atendidas por meio de um canal de sua escolha.

Portanto, o que temos visto é uma mescla conveniente e direcionada pelos próprios clientes.

Comprar on-line e retirar na loja, por exemplo.

Até mesmo experimentar na loja, mas receber o produto em casa.

 

chatbots_atendimento_varejo

 

Automatização de atendimento com chatbots

 

Veja que, independentemente da escolha do canal, os negócios precisam oferecer possibilidades e estar prontos para atender da melhor forma possível em todos os canais.

Essa integração é alcançada com uma estratégia de relacionamento omnichannel.

Por isso, para que tudo funcione de forma ideal, o uso de chatbots e outras ferramentas de automação são indispensáveis rumo à conquista dos resultados almejados.

Aliás, facilitar a vida do time da empresa e do cliente é a principal tarefa dos chatbots.

A automação de processos reduz despesas, aumenta a eficiência das trocas entre marca e cliente.

Além disso, reduz consideravelmente o número de erros e permite a gestão da operação e de dados sem maiores dificuldades.

Os chatbots podem inclusive utilizar recursos de inteligência artificial ou mesmo recursos de tecnologias generativas de IA como ChatGPT, Bard do Google etc.

Perceba que existe um investimento enorme para que os chatbos se tornem cada vez mais inteligentes e humanizados.

A capacidade de resumo de conversas, identificação de necessidades do consumidor e busca por respostas mais assertivas fazem dessas tecnologias as grandes amigas do momento para a construção de chatbots cada vez mais eficazes, além de auxiliar de forma importante o atendimento humano.

Falando em atendimento humano, por mais que os chatbots possam atender os consumidores de forma autônoma, é importante lembrar que nem todos os atendimentos conseguirão ser completados por eles.

Humanização do atendimento por chatbots

 

Existem muitos consumidores que ainda não se sentem a vontade em serem atendidos somente por chatbots.

Então, é nesse momento que a possibilidade de transferência do atendimento para um atendente humano se faz necessário.

Saiba que oferecer essa disponibilidade fará com que sua estratégia de relacionamento omnichannel esteja ainda mais abrangente e ofereça grande experiência para seus consumidores.

Um bom exemplo de como tudo isso pode ser feito é a partir do Fortics SZ.chat, plataforma de relacionamento omnichannel e vendas digitais que:

  • Integra diversos os canais digitais de um negócio em um mesmo lugar (WhatsApp, Webchat, Instagram, Facebook, Telegram, Signal, Microsoft Teams, SMS, e-mail, Reclame Aqui, Mercado Livre entre outros);
  • Proporciona a construção de chatbots inteligentes e proativos, com ou sem recursos de inteligência artificial;
  • Entrega atendimento personalizado, seguro e rápido de forma simples e profissional.

Veja que não importa em qual estágio da jornada o cliente esteja ou chegue a você (se por mensagem no WhatsApp, se de forma presencial): quando ele chegar, será atendido com as mesmas excelência e organização.

Com isso, é importante lembrar ainda que as integrações via API entre a plataforma de relacionamento omnichannel Fortics SZ.chat e sistemas utilizados pelas empresas, fazem com que os chatbot se tornem ainda mais personalizados e humanizados.

Essas APIs estão disponíveis em sistemas como CRMs, ERPs ou mesmo sistemas de Data&Analytics desenvolvidos de forma específica para seu negócio.

Como a Fortics pode ajudar sua empresa com chatbots

 

Saiba que o time de implantação avançada do Fortics SZ.chat pode trabalhar no desenvolvimento de integrações específicas para seu negócio, elevando oferta de serviços da sua empresa via canais digitais e a efetividade dos chatbots implantados.

Ainda que, de novo, todas essas ferramentas e soluções precisam ser pensadas considerando a totalidade do negócio.

Mesmo que digitais, elas podem (e devem) ser integradas à loja para ajudar a resolver os gargalos da empresa. Uma estratégia omnichannel contempla TODOS os canais, sem distinção.

Por fim, ainda podemos listar outras vantagens de implantar automações e o uso de chatbots no varejo, tais como:

  • oferecer atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para auxiliar na jornada de compra;
  • fornecer respostas rápidas e assertivas em tempo real;
  • conectar com diferentes perfis de públicos;
  • abordagem proativa dos consumidores;
  • melhoria dos processos internos e logística;
  • fortalecimento da marca no pós-vendas.

Quer ver como tudo isso funciona na prática?

Fale com o nosso time de especialistas: estamos prontos para apresentar a você todas as nossas soluções, a fim de pensarmos juntos uma estratégia omnichannel para o seu negócio.

 

Sobre o autor:

Francisco O. Pinheiro Neto é CEO (Chief Executive Office) da Fortics, empreendedor na área de ciência da computação, com ênfase em TIC. Foi sócio da Brasil Informática, empresa especializada no desenvolvimento de soluções ERP, onde atuou como diretor de Desenvolvimento de Software. Foi sócio, fundador e CEO da BRconnection (atualmente Blockbit), empresa especializada no desenvolvimento de soluções para segurança da informação que otimizam o uso da Internet em ambientes corporativos. Atua há mais de 35 anos em tecnologia da informação e comunicação. Possui formação em Análise e Desenvolvimento de software pela FIAP e especialização em Marketing pela ESPM. Atualmente, como sócio-fundador e CEO da Fortics, empresa especializada no desenvolvimento de plataformas de atendimento ao cliente (voz, mensageria, automação, humanização e conveniência), está à frente de todo planejamento estratégico da empresa.

Coautor dos livros “O Poder da ConveniêncIA no Atendimento Omnichannel” e “Experiências que Deixam Marcas – Volumes 2 e 3”.


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