Com certeza você percebeu o quanto a quarentena causada pela pandemia do novo Coronavírus intensificou o uso da comunicação onlineNeste momento, se comunicar por ferramentas online é necessidade extrema para as relações humanas por conta do distanciamento social que estamos fazendo e ainda precisaremos fazer. Ainda não sabemos se o relaxamento da quarentena será efetivo ou se uma outra onda dela será necessária no futuro. 

Pessoas que nunca haviam utilizado a comunicação online (ou pelo menos não tinham o hábito de utilizá-la) passaram a fazer longas conversas por WhatsApp (por mensagens de texto, mensagens de áudio, ligações de voz ou ligações de vídeo), Direct do Instagram ou Facebook Messenger, conversar usando ferramentas como Microsoft Teams, Skype, Zoom, Google Meet ou Whereby. Se esses são nomes estranhos para você, talvez esteja vivendo em outro mundo (rs). 

Provavelmente estes meios de comunicação online também tomaram conta da sua agenda profissional. Principalmente se você está realizando seus trabalhos em Home Office, com certeza as “Calls” ou reuniões online estão muito mais presentes na sua vida. No começo da quarentena achávamos que utilizar estes meios de comunicação iria nos distanciar, mas vemos agora que estamos ainda mais próximos e sendo acionados por clientes ou colegas de trabalho de forma ainda mais intensa.  

Vamos desenrolar um pouco este assunto aqui, no primeiro artigo falando sobre a comunicação online e as suas diferenças frente a outros tipos de comunicação humana, como também em nossa próxima palestra online que falaremos sobre a comunicação nas redes sociais. 

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Convidamos Hugo Santos Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Especialista em Inbound Marketing, Vendas Consultivas e Atendimento Online. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos e traz o tema “Por que é complicado se comunicar pelas redes sociais?” Acesse o link e inscreva-se.

Gerando entendimentos ou desentendimentos 

Dizer que os meios de comunicação online são canais importantes para resolução de problemas não é somente uma opinião. Pesquisas apresentam que o WhatsApp é o canal de comunicação que mais ajuda pessoas a resolverem problemas junto das empresas com as quais se relacionam. 

Entregar informações ou conhecimento pelo WhatsApp ou outros “Instant Messengers” é cada vez mais frequente e necessário no mundo em que vivemos. Esta comunicação pode ser feita de forma manual ou utilizando ferramentas de automação. De uma forma ou de outra, estamos falando de comunicação humana, e por ter um humano do outro lado da “linha”, precisamos entender que a comunicação pode se tornar muito complexa. 

Uma triste estatística no nosso país aumenta essa complexidade, pois, segundo a edição da revista Exame com o título Brasil que Aprende “72% dos jovens que saem do ensino médio no Brasil, não conseguem interpretar um texto de uma realidade diferente daquela em que eles vivem”, ou seja, nossos jovens estão presos dentro dos seus mundos e tem dificuldade em compreender situações e pessoas diferentes deles.  

Assim, a comunicação escrita é um dos principais desafios para realizarmos uma comunicação online eficiente. A habilidade de interpretar um texto que recebemos em uma simples mensagem de WhatsApp (por exemplo) e, a habilidade de criar textos curtos e completos para responder estas mensagens são de grande importância tanto para relacionamentos pessoais como para relacionamentos profissionais. 

Precisamos também entender que a comunicação escrita é mais “fraca” que a comunicação presencial. Claro que existe uma escala de outras formas de comunicação entre elas como as realizadas por vídeo e por voz (inclusive falo muito sobre isso na palestra online), então, precisamos entender como podemos utilizar da melhor forma cada tipo de comunicação online. 

 

Profissionais precisam desenvolver esta habilidade 

Por estes e outros motivos, você precisa desenvolver habilidades de comunicação online! Profissionais alinhados com o mundo de transformação pelo qual estamos passando dependem destas habilidades para construir suas carreiras neste mundo cada vez mais digital. 

A comunicação feita em uma “tela” é diferente de todas as outras. O grande problema está em pensar que você pode se comunicar pelos canais online da mesma forma que se comunica presencialmente, este é o primeiro erro. Dica: Assumir que você não sabe a diferença entre essas formas de comunicação e se dispor a aprender como se comunicar de forma online, vai te ajudar a perceber as diferenças e criar um estilo próprio de comunicação. 

Não existe curso para isso, mas irei apresentar na minha palestra diferenças importantes entre as comunicações, além dtrazer orientações sobre a comunicação online em relacionamentos profissionais e pessoais. Fico muito feliz com os feedbacks que recebo sobre como estas orientações têm ajudado as pessoas. 

 

Nos preparando para um mundo cada vez mais online 

Desculpa te dizer, mas NÃO TEM VOLTA. Pedir que o mundo antes da pandemia volte é uma grande perda de tempo (não se prenda a este sentimento). O que precisamos agora é compreender melhor este mundo cada vez mais digital para nos adequarmos a ele.  

Depois de compreender melhor as diferenças, você precisará adotar ferramentas digitais importantes para construir sua comunicação online, principalmente falando de relacionamento profissional ou comercial. Este é um ponto onde a Fortics pode ajudar muito você e à sua empresaFale com nossos especialistas sobre isso clicando aqui. 

Se você está lendo este artigo antes de 22 de julho, clique aqui e faça a sua inscrição para nossa palestra online sobre o tema. Se está lendo depois, faça inscrição assim mesmo, pois receberá o link da gravação desta e de todas as outras palestras online que realizamos.  

Um grande abraço e até o próximo artigo sobre a comunicação online.

Hugo Santos

Hugo Santos é Head de Marketing da Fortics, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing desde 1996. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing para o curso Creative Design Business (Inovação e Startups). Professor de MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade em Rede para o curso Gestão de Mudanças. Mentor de negócios desde 2008 e mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal. Desde 2014 ministrou mais de 180 palestras e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte. Acesse Hugo Santos por:

Instagram @hugopalestrando

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