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Esse é um marco para o mercado latino-americano, a Fortics conseguiu unir o Microsoft Teams com o WhatsApp e diversos outros canais de relacionamento digital, pois nenhuma empresa havia conseguido esse feito até então. Neste artigo queremos detalhar melhor como essa integração acontece e, principalmente, como você e sua empresa poderão se beneficiar dessa importante integração. 

Por oferecerem diferenciais importantes para nossos clientes, a capacidade de integração com diversos canais de comunicação e relacionamento online, aliado à habilidade de integração das nossas plataformas de relacionamento com sistemas de gestão, como ERPs, CRMs e HelpDesk, entre outros., sempre destacou a Fortics frente aos demais players do mercado.  

A integração que iremos detalhar para você agora é uma possibilidade incrível para qualquer organização que utilize o Microsoft Teams como seu comunicador interno e que gostaria de oferecer aos clientes, parceiros e colaboradores canais de relacionamento digitais, como WhatsApp, webchat, Instagram e Facebook, entre outros. Trata-se de uma integração possível para qualquer empresa cliente do Fortics SZ.chat , que se utilize de forma corporativa da suíte Microsoft, com o Microsoft Teams. 

Fortics SZ.chat como motor da integração 

O Fortics SZ.chat é uma plataforma de relacionamento omnichannel que permite que empresas criem canais de comunicação digital com seus consumidores, parceiros e colaboradores via WhatsApp, webchat (chat no site da sua empresa), Instagram e Facebook,  tanto para mensagens diretas (Direct e Messenger) quanto para comentários de postagens orgânicas ou pagas, Youtube, Google Chat, Telegram, Signal, e-mail, SMS, Reclame Aqui e Mercado Livre.  

Possibilita, ainda, a integração com sistemas de gestão empresarial e controle de operações, para que processos sejam realizados de forma automatizada com o uso de chatbots inteligentes. Esses chatbots também podem ser desenvolvidos com a utilização de recursos de IA (Inteligência Artificial), como ML (Machine Learning), NLP (Processamento de Linguagem Natural), traduções automáticas e análise de sentimentos, entre outros.  

Assim, o Fortics SZ.chat se posiciona como um ‘motor de inteligência omnichannel’ para trabalhar em conjunto com o Microsoft Teams,  comunicando-se pelos diferentes canais de relacionamento digital. 

Ainda sobre as integrações, a Fortics conta com um time capaz de realizar as mais diferentes integrações do Fortics SZ.chat com outras plataformas, o que definitivamente permite que nossos clientes obtenham o máximo de resultado na construção das suas automações para o relacionamento com seu público. O uso e o consumo de APIs proprietárias, bem como a utilização de protocolos de integração, como REST (Representational State Transfer) e RPA (Robotic Process Automation), incrementam ainda mais as possibilidades. 

Nosso time de consultoria trabalha de mãos dadas com nossos clientes, de modo a  desenvolver os melhores processos, fluxos de atendimento e automações humanizadas para proporcionar que as integrações aconteçam de forma assertiva e eficaz. 

Quando apresentamos o trabalho do Fortics SZ.chat em conjunto com o Microsoft Teams, vale destacar justamente a sua capacidade de criação de chatbots e automações, pois, antes mesmo do atendimento realizado pelo consultor humano, essas inteligências, integrações e automações poderão oferecer para os consumidores e parceiros da organização uma série de serviços, informações e relacionamentos humanizados e automatizados, economizando tempo dos consultores humanos e permitindo que esse relacionamento aconteça 24 horas por dia, sete dias por semana. 

As áreas de TI (Tecnologia da Informação) das organizações terão acesso a esse ‘motor de inteligência omnichannel’ de forma transparente, aprimorando a cada momento o relacionamento omnichannel com seus clientes e implantando processos cada vez mais complexos e adequados às estratégias de atendimento das empresas. 

Por sua vez, os consultores humanos usuários do Microsoft Teams não precisarão ser envolvidos enquanto a sua atenção não for realmente necessária, dispensando a adoção de qualquer outra ferramenta de comunicação. Somente os gestores e profissionais de TI designados precisarão atuar com o Fortics SZ.chat. 

Usuários Microsoft Teams atendendo diretamente pelo WhatsApp e por outros canais digitais 

Um consumidor, colaborador (pedindo atendimento de RH, por exemplo) e qualquer outra pessoa que necessite conversar diretamente com a organização poderá fazer isso por meio dos diferentes canais de relacionamento online que destacamos no item anterior e, o consultor humano ou atendente irá conversar com eles pelo Microsoft Teams, com a mesma facilidade que hoje consegue conversar com qualquer outro usuário interno da organização.  

Além de registrada de acordo com todas as regras da plataforma Microsoft Teams, sejam elas mensagens de texto sejam quaisquer outras mídias eletrônicas permitidas, a comunicação é monitorada de acordo com as necessidades da organização. Palavras de baixo calão, por exemplo, não serão permitidas de ambas as partes.  

A exposição de dados da organização também acontecerá de acordo com as regras de compliance, privacidade e governança estabelecidas. Dados da organização não poderão ser enviados ou expostos, garantindo o ambiente de segurança da informação construído pelos profissionais de TI.  

As mensagens enviadas pelo público via WhatsApp e outros canais serão apresentadas separadamente nas conversas do Microsoft Teams, possibilitando que o consultor humano as trate de forma isolada, com timelines organizadas em cada conversa, dando atenção devida para cada uma. Gravamos um pequeno vídeo demonstrando as conversas entre um canal de WhatsApp e um usuário no Microsoft Teams. 

Veja abaixo uma demonstração preparada por Edison Figueira, CTO da Fortics, apresentando a integração entre o Microsoft Teams e WhatsApp proporcionada pelo SZ.chat.

Esse é um marco para o mercado latino-americano, a Fortics conseguiu unir o Microsoft Teams com o WhatsApp e diversos outros canais de relacionamento digital, pois nenhuma empresa havia conseguido esse feito até então. Neste artigo queremos detalhar melhor como essa integração acontece e, principalmente, como você e sua empresa poderão se beneficiar dessa importante integração. 

Por oferecerem diferenciais importantes para nossos clientes, a capacidade de integração com diversos canais de comunicação e relacionamento online, aliado à habilidade de integração das nossas plataformas de relacionamento com sistemas de gestão, como ERPs, CRMs e HelpDesk, entre outros., sempre destacou a Fortics frente aos demais players do mercado.  

A integração que iremos detalhar para você agora é uma possibilidade incrível para qualquer organização que utilize o Microsoft Teams como seu comunicador interno e que gostaria de oferecer aos clientes, parceiros e colaboradores canais de relacionamento digitais, como WhatsApp, webchat, Instagram e Facebook, entre outros. Trata-se de uma integração possível para qualquer empresa cliente do Fortics SZ.chat , que se utilize de forma corporativa da suíte Microsoft, com o Microsoft Teams. 

Fortics SZ.chat como motor da integração 

O Fortics SZ.chat é uma plataforma de relacionamento omnichannel que permite que empresas criem canais de comunicação digital com seus consumidores, parceiros e colaboradores via WhatsApp, webchat (chat no site da sua empresa), Instagram e Facebook,  tanto para mensagens diretas (Direct e Messenger) quanto para comentários de postagens orgânicas ou pagas, Youtube, Google Chat, Telegram, Signal, e-mail, SMS, Reclame Aqui e Mercado Livre.  

Possibilita, ainda, a integração com sistemas de gestão empresarial e controle de operações, para que processos sejam realizados de forma automatizada com o uso de chatbots inteligentes. Esses chatbots também podem ser desenvolvidos com a utilização de recursos de IA (Inteligência Artificial), como ML (Machine Learning), NLP (Processamento de Linguagem Natural), traduções automáticas e análise de sentimentos, entre outros.  

Assim, o Fortics SZ.chat se posiciona como um ‘motor de inteligência omnichannel’ para trabalhar em conjunto com o Microsoft Teams,  comunicando-se pelos diferentes canais de relacionamento digital. 

Ainda sobre as integrações, a Fortics conta com um time capaz de realizar as mais diferentes integrações do Fortics SZ.chat com outras plataformas, o que definitivamente permite que nossos clientes obtenham o máximo de resultado na construção das suas automações para o relacionamento com seu público. O uso e o consumo de APIs proprietárias, bem como a utilização de protocolos de integração, como REST (Representational State Transfer) e RPA (Robotic Process Automation), incrementam ainda mais as possibilidades. 

Nosso time de consultoria trabalha de mãos dadas com nossos clientes, de modo a  desenvolver os melhores processos, fluxos de atendimento e automações humanizadas para proporcionar que as integrações aconteçam de forma assertiva e eficaz. 

Quando apresentamos o trabalho do Fortics SZ.chat em conjunto com o Microsoft Teams, vale destacar justamente a sua capacidade de criação de chatbots e automações, pois, antes mesmo do atendimento realizado pelo consultor humano, essas inteligências, integrações e automações poderão oferecer para os consumidores e parceiros da organização uma série de serviços, informações e relacionamentos humanizados e automatizados, economizando tempo dos consultores humanos e permitindo que esse relacionamento aconteça 24 horas por dia, sete dias por semana. 

As áreas de TI (Tecnologia da Informação) das organizações terão acesso a esse ‘motor de inteligência omnichannel’ de forma transparente, aprimorando a cada momento o relacionamento omnichannel com seus clientes e implantando processos cada vez mais complexos e adequados às estratégias de atendimento das empresas. 

Por sua vez, os consultores humanos usuários do Microsoft Teams não precisarão ser envolvidos enquanto a sua atenção não for realmente necessária, dispensando a adoção de qualquer outra ferramenta de comunicação. Somente os gestores e profissionais de TI designados precisarão atuar com o Fortics SZ.chat. 

Usuários Microsoft Teams atendendo diretamente pelo WhatsApp e por outros canais digitais 

Um consumidor, colaborador (pedindo atendimento de RH, por exemplo) e qualquer outra pessoa que necessite conversar diretamente com a organização poderá fazer isso por meio dos diferentes canais de relacionamento online que destacamos no item anterior e, o consultor humano ou atendente irá conversar com eles pelo Microsoft Teams, com a mesma facilidade que hoje consegue conversar com qualquer outro usuário interno da organização.  

Além de registrada de acordo com todas as regras da plataforma Microsoft Teams, sejam elas mensagens de texto sejam quaisquer outras mídias eletrônicas permitidas, a comunicação é monitorada de acordo com as necessidades da organização. Palavras de baixo calão, por exemplo, não serão permitidas de ambas as partes.  

A exposição de dados da organização também acontecerá de acordo com as regras de compliance, privacidade e governança estabelecidas. Dados da organização não poderão ser enviados ou expostos, garantindo o ambiente de segurança da informação construído pelos profissionais de TI.  

As mensagens enviadas pelo público via WhatsApp e outros canais serão apresentadas separadamente nas conversas do Microsoft Teams, possibilitando que o consultor humano as trate de forma isolada, com timelines organizadas em cada conversa, dando atenção devida para cada uma. Gravamos um pequeno vídeo demonstrando as conversas entre um canal de WhatsApp e um usuário no Microsoft Teams. 

Veja abaixo uma demonstração preparada por Edison Figueira, CTO da Fortics, apresentando a integração entre o Microsoft Teams e WhatsApp proporcionada pelo SZ.chat.

Como nosso CTO Edison Figueira sempre diz: “antes os departamentos de TI deviam escolher atender a segurança da informação ou a comunicação omnichannel com os consumidores da empresa. Agora eles não precisam mais fazer essa escolha, pois poderão atender à segurança da informação e também atender os consumidores, oferecendo-lhes o relacionamento omnichannel mais conveniente.” 

Cada canal de comunicação ou rede social possui características técnicas e especificidades de negócios. Por exemplo, para abrir canais de WhatsApp, a organização deverá adotar a WhatsApp Business API como porta de comunicação. Para responder comentários de Instagram e Facebook, sugerimos não adotar chatbots, por exemplo. Sempre acompanhamos os clientes nessas adoções para indicar os melhores caminhos.  

Como adotar essa possibilidade na sua empresa? 

Nosso time está preparado para ajudar nesse processo, seja com orientações seja com um projeto de consultoria para realizar as integrações e ajustes necessários para que a conveniência omnichannel possa ser amplamente alcançada.  

Para isso, faça contato com nossos especialistas. Estaremos todos aqui, a sua disposição.

Sobre o autor:

Hugo Santos é Head de Conteúdo e Educação da Fortics, consultor de negócios, palestrante, professor e fundador da Palestras & Conteúdo. Atuando em Vendas, Marketing e Atendimento desde 1996. Vencedor como o melhor profissional de vendas no prêmio ABC da Comunicação no ano de 2020. Vencedor do prêmio “Sabre Awards LATAM 2021” na categoria “Business-To-Business Marketing: Digital Presence and Omnichannel service in the Covid-19- pandemic” com Fortics e Agência ViaNews Hotwire.

Coautor do livro “O poder da conveniência no atendimento omnichannel” com o time Fortics. Graduado em Marketing. Especialista em Inbound Marketing e Vendas Consultivas. Foi professor de MBA pelo Instituto de Mauá de Tecnologia em Estratégias de Vendas e Marketing e no MBA pelo IEL/FIEA em Transformação Digital e Sociedade. Mentor de Startups pela InovAtiva Brasil, Aceleradora de Startups do Governo Federal desde 2018.

Desde 2014 ministrou mais de 420 palestras, workshops e cursos sobre Vendas Consultivas, Marketing Digital, Marketing de Conversa, Atendimento Omnichannel, Comunicação Humana nos Negócios, Liderança em eventos como Social Media Week, RD Summit, Medical Fair, ABRINT e Meetings de negócios em Federações das Indústrias, CEBRASSE (Central do Setor de Serviços) e outras Entidades de grande porte.


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