Compartilhe

Para além das tendências e reflexões, na edição deste ano os destaques do SXSW passam pela inovação aplicada
às soluções que têm como foco a experiência do consumo e melhorias sociais.

Uma das poucas certezas que os últimos anos têm nos dado é o fato de que a inovação, principalmente se estiver atrelada à disrupção, jamais é óbvia. Mas em partes, pode ser previsível. E foi exatamente isso que os participantes do South by Southwest (SXSW) na edição de 2022 puderam constatar: é impossível prever as mudanças que nos esperam no futuro, mas os sinais que podem ser notados de acordo com as movimentações são verdadeiras bússolas que podem (e devem) ser acessadas por todos aqueles que ocupam lugares de liderança e que desejam permanecer no mercado nos próximos anos.

SXSW e o foco no Ser humano

O SXSW é realizado em Austin, no Texas, desde 1987 e este ano voltou a ser presencial devido à pandemia. Neste retorno, a primeira tendência que podemos observar é justamente a realização em modelo híbrido, dando a oportunidade para o público que não consegue ir para Austin, acompanhar tudo de forma online. É claro que (por enquanto) o online não consegue transmitir todas as experiências e sensações que cercam o principal evento de inovação do mundo, são inúmeras atrações que se espalham pela cidade, incluindo teatros, centros de convenções, palcos, hotéis, restaurantes e até igrejas na cidade.

E essa imersão ajuda a compreender ainda mais uma das principais características do mercado atual, o foco na experiência com base na “conveniêncIA”. É fato que apresentar uma programação com nomes relevantes do mercado mundial para falar de metaverso, criptomoedas e mudanças climáticas é extremamente necessário. Mas fazê-lo de forma “automática”, no estilo palestrante no palco e plateia sem voz, não faz o menor sentido nos dias de hoje. A interação, bem como a personalização, complementam essa característica principal.

Talvez este seja o maior sinal/bússola observado neste ano. Resultado do próprio avanço e evolução tecnológica, cada vez mais a inovação estará entrelaçada com os maiores problemas do mundo. E é justamente por isso também que as experiências precisam ser cada vez mais sensíveis, ao ponto de entender que consumidores são, antes de tudo, seres humanos que não cabem mais em rótulos, muito menos em grupos generalistas.

Prova disso é o fato de que, na edição de 2022, o SXSW promoveu reflexões sobre acesso à saúde, luta pela equidade de gêneros, pela justiça social e pela defesa da democracia, assuntos totalmente em voga no Brasil e no mundo.

Para os leitores que talvez estejam se questionando sobre o fato de o SXSW ser considerado o maior evento do mundo de inovação, é claro que houve espaço para discussões sobre os impactos do metaverso, para falar sobre o lançamento de voos comerciais para o espaço, tudo sobre os NFTs e o seu mercado em franca expansão. Mas ainda assim, é impossível não considerar como destaque o fato de que em um evento deste porte, pautas como alternativas para a crise global de acesso à moradia, além de um painel que se propôs a debater o uso de dados para combater a desigualdade racial, sinais mais claros que esses, impossíveis.

E se você não conseguiu acompanhar o evento em tempo real ou ainda está confuso quanto às mensagens e indícios que foram apontados neste artigo, não se preocupe.

 

Tudo sobre o SXSW em uma palestra online gratuita!

Arthur Igreja, palestrante e conselheiro da Fortics, nesse momento, enquanto escrevo esse artigo, está no SXSW e assim que retornar irá apresentar de forma aprofundada estes e os demais pontos/destaques da edição do SXSW de 2022 no dia 23 de março às 17 horas. Este webinar é imperdível para quem deseja entender não apenas as tendências apresentadas, mas os sinais que apontam para mudanças irreversíveis e emblemáticas em relação ao mercado mundial e o consumo. Se esse conteúdo fez sentido para você, participe do webinar online gratuito que realizaremos no dia 23/3/2022 (quarta), às 17:00 horas, . Save the date!

Acontecerá no canal da Fortics no Youtube, já se inscreve lá e não deixa de habilitar as notificações, é só clicar no “sininho” e escolher a melhor opção de aviso para você!

Neste cenário em constante transformação, empresas e líderes que não se movimentam rumo ao entendimento e aplicação de algumas práticas, ainda não se deram conta que seus negócios têm os dias contatos.

Se você está lendo esse artigo depois da data do evento, não tem problema: as gravações destes e de todos os outros webinars gratuitos realizados pela Fortics estão à sua disposição neste link. Quer falar com nossos especialistas sobre este evento? Então, clique aqui e converse conosco agora pelo canal online da sua preferência.

 

Sobre o autor:

Francisco O. Pinheiro Neto é CEO (Chief Executive Office) da Fortics, empreendedor na área de ciência da computação, com ênfase em TIC. Foi sócio da Brasil Informática, empresa especializada no desenvolvimento de soluções ERP, onde atuou como diretor de Desenvolvimento de Software. Foi sócio, fundador e CEO da BRconnection (atualmente Blockbit), empresa especializada no desenvolvimento de soluções para segurança da informação que otimizam o uso da Internet em ambientes corporativos. Atua há mais de 35 anos em tecnologia da informação e comunicação. Possui formação em Análise e Desenvolvimento de software pela FIAP e especialização em Marketing pela ESPM. Atualmente, como sócio-fundador e CEO da Fortics, empresa especializada no desenvolvimento de plataformas de atendimento ao cliente (voz, mensageria, automação, humanização e conveniência), está à frente de todo planejamento estratégico da empresa.

Coautor dos livros “O Poder da ConveniêncIA no Atendimento Omnichannel” e “Experiências que Deixam Marcas – Volume 2”.


Compartilhe
Nós ligamos para você!

Nós ligamos para você!

Fale grátis com um especialista, preencha:

Por favor aguarde o contato!